A MENINA... O LIVRO... E O OUTRO QUINTAL!

Menina Lendo,  s/d, Vladimir Ezhakov ( Rússia, 1975)
óleo sobre tela,  30 x 48 cm
III CAPÍTULO
Ana Maria Louzada

Antes de encontrar seu segundo livro, a menina continuava andando no quintal da sua casa, com o seu livro de madeira. Sim! Um pedaço de madeira que encontrou lá no fundo do seu quintal, lembra? E que se  transformou em um livro. 

Com o livro de madeira ela sonhava, inventava, criava e viajava no mundo da imaginação... Até que um dia viajou para outro quintal. Um quintal diferente do seu. Era o quintal da casa da sua avó, que ficava lá na Vila. Um quintal quase urbano. Mas era um quintal divertido.

No quintal da casa da sua avó, também tinha um paiol. Um enorme paiol. Maior do que o paiol do seu quintal. O paiol da casa da sua avó tinha uma comprida escada. Infinita escada. Podia levar as pessoas até ao céu... E quem sabe escorregar nas nuvens! A menina ficava ali imaginando onde poderia chegar se subisse naquela longa escada. Era proibido subir de verdade... Mas sonhar podia. E a menina sonhava!

Enquanto a menina sonhava, lá da janela alguém a observava. A avó da menina... intrigada, pensava e refletia sobre aquele pedaço de madeira e sobre os motivos pelas quais ela tanto conversava. Parecia que conversava com muitas pessoas. Diante de tantas indagações, a avó foi ao encontro da menina. Foi averiguar o que estava acontecendo. Parecia que ela e aquele pedaço de madeira se divertiam muito.

Que descoberta fantástica! A menina não estava apenas com um pedaço de madeira. Ela estava com todos os personagens que ali moravam. Estava com os personagens inventados lá no seu quintal... E seus personagens agora se encontravam com os das histórias inventadas no quintal da casa da vovó.

Esse foi um momento muito importante para a avó. Ela descobriu que não era apenas um pedaço de madeira. Era um livro! Descobriu também, que a menina não conversava sozinha. Ela inventava histórias, se emocionava com as experiências vividas no quintal da sua casa e agora se encantava com o outro quintal.

Esse, também foi um momento muito especial para a menina. Ela descobriu que podia continuar descobrindo novas histórias no outro quintal... No quintal da vovó! E assim, seu livro foi cada vez mais se reinventando. E ela, a menina... cada vez mais sonhando... e o outro quintal foi acolhendo a menina... o sonho... e o livro!


Leia também os demais capítulos!

CAPÍTULO I

CAPÍTULO II

CAPÍTULO III

CAPÍTULO IV

CAPÍTULO V

CAPÍTULO VI

Deseja receber nossas publicações?
Entre em contato Clicando Aqui

AS FLORES ENCANTAM!

O CANTO DOS PÁSSAROS

Postagens mais visitadas