INTERAÇÃO SIGNIFICATIVA

CONFIRA NO CANAL 


REFLEXÕES 
FILOSOFANDO 

O que eu falo em meu dia a dia, tem contribuído para a melhoria de todos nós nos diversos aspectos da vida?

Para responder essa questão, precisamos prestar atenção se sabemos ouvir.

A arte de escutar com ouvidos de ouvir é fundamental nas relações humanas.

Por isso precisamos aprender o modo mais eficaz de ouvir, para então, responder ou dar a nossa opinião, no momento adequado.

No processo de interação, antes de responder ou opinar sobre qualquer coisa, quando alguém nos fala algo, precisamos fazer um silêncio interno, para que possamos reconhecer e compreender as palavras ditas pelo outro.

Desse modo nos apropriamos do conteúdo das suas palavras, e, podemos de fato interagir de forma significativa.

Quando ouvimos de verdade as palavras ditas pelo outro, conseguimos muitas vezes, nos comunicar sem palavras faladas.

Eu levo a pessoa para dentro de mim. Eu a acolho com o olhar. Eu a compreendo com o modo como a escuto.

E, quando for necessário que eu fale, eu conseguirei dizer o que de fato é fundamental.

Daí a importância de vencer a ansiedade de ouvir pensando na resposta que devo dar. Se estabeleço esse tipo de comunicação, possivelmente, eu não consigo ouvir o necessário.

Sim! Não consigo ouvir o que o outro tem a me dizer, e, comprometo a nossa interação.

Que possamos aprender a ouvir, para então, falarmos o necessário.

Por Ana Maria Louzada 















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pacto Com A Felicidade de Carlos Drummond de Andrade

POESIAS NAS OBRAS DE ARTES: Crianças lendo

O Canto Dos Pássaros de Ana Maria Louzada