A MENINA... UM SONHO... E UM LIVRO!


José Ferraz de Almeida Jr (Brasil,1850-1899)
 Moça com livro, s/d, óleo sobre tela, 50 x 61 cm, MASP
Museu de Arte de São Paulo
I CAPÍTULO
Ana Maria Louzada

Numa infância simples lá na roça, vivia uma menina sonhadora. Sonhava com a possibilidade de ter um livro. Um livro, só seu. Mas, enquanto não tinha um livro, a menina sonhava... Sonhava com letras mágicas, palavras encantadas, com dizeres que emocionam, ensinam e divertem.

Em seu livro imaginário existia tudo isso: sonhos e letras mágicas que viravam palavras encantadas. Assim encantada, a menina encantava o quintal. Um quintal que era só seu. Passeava de um lado a outro, virando-o de ponta cabeça.

Nesse quintal existia apenas a sua casa. Lá no fundo do quintal havia um paiol e mais adiante um curral. Mas casa mesmo era só a casa da menina.

Aliás, lá perto da estrada, próximo à jaqueira tinha uma casinha bem pequenina que de vez em quando morava alguém. Mas nessa casinha perto da jaqueira não morava criança. Era na casa com quintal que morava uma menina. Uma menina sonhadora.

Era no quintal dessa casa que a menina sonhava. Um quintal com um belíssimo pomar, um pasto enorme e limpinho que só seu pai sabia cuidar. Uma horta farta, galinhas ciscando embaixo das goiabeiras e das mangueiras, tudo muito cuidado com a dedicação da mãe da menina.

Roubar os pintinhos amarelinhos que rompiam dos ovos caipiras, encantavam a menina sonhadora. Brincar... Há! Brincar embaixo do pé de manga, subir naqueles troncos robustos, e, sentir-se abraçada como se estivesse em braços fortes, era muito divertido.

A menina pulava de galho em galho até chegar lá na pontinha e balançar... balançar... E aí era só escorregar... escorregar bem devagar e pular lá no chão, do outro lado da cerca de arame farpado, onde podia correr pasto afora.

Nessas mil possibilidades de viver a infância. Neste tempo em que ao invés de passar horas e horas vendo desenho animado, a menina animava seus desenhos, animava as suas ideias e animava seus sonhos.

A menina sonhava! Sonhava com um livro...


Leia também os demais capítulos!
CAPÍTULO I

CAPÍTULO II

CAPÍTULO III

CAPÍTULO IV

CAPÍTULO V

CAPÍTULO VI

Deseja receber nossas publicações?
Entre em contato Clicando Aqui

AS FLORES ENCANTAM!

O CANTO DOS PÁSSAROS

Postagens mais visitadas